Siga o Propaganda RS no Twitter As principais notícias do mercado em seu navegador Adicione o PropagandaRS nos seus favoritos
Propaganda RS
Não existem banners cadastrados.

BUSCA NO SITE
NOTÍCIAS POR CATEGORIA
 
Envie conteúdo
Receba newsletter
Anuncie
Contato
Artigos
Espaço livre
 

Não existem banners cadastrados.

NOTÍCIAS - Artigos
21/01/2013 - 17:31:00    
 
Geração Y: Rumo ao sucesso de micro-ondas ou receita própria?
*Por Bruno Perin e Caroline Padilha
 

Quem não quer ficar rico o quanto antes? Quem não quer ser reconhecido? Quem não quer ter o emprego dos sonhos o mais rápido possível?

Duvido que qualquer pessoa, conscientemente, responda “não, eu não gostaria” para qualquer uma dessas três perguntas. Mas a questão primordial é o quanto essas perguntas, respondidas de forma positiva, têm perturbado os jovens hoje em dia, uma vez que a ansiedade ocupa lugar de destaque entre os problemas que a Geração Y enfrenta no mercado de trabalho.

Jovens nascidos entre a década de 80 e meados dos anos 90, identificados como a Geração Y, está tomando o mercado de trabalho brasileiro. Conhecidos por serem individualistas, imediatistas e ambiciosos, possuem grande poder de adaptação a mudanças e suportam excessivas cargas de trabalho, sob a pressão constante de seus gestores. Ao mesmo tempo, precisam lidar com a ansiedade excessiva em ascender na carreira rapidamente e receber salários tão maiores que seus sonhos.

Vamos aos fatos: A internet é um meio incrível, que disponibiliza informações de alcance mundial, as quais se espalham, por vezes, mais rápido que o nosso pensamento. Para um jovem que acaba de entrar no mercado de trabalho, a busca por informações sobre seu universo profissional nesse meio de comunicação pode atormentá-lo. A miscelânea de conteúdo pode causar uma confusão enorme no pensamento agitado do jovem, além, é claro, de péssimos aprendizados.

O desenvolvimento de projetos inovadores requer um planejamento delicado, uma estrutura sólida e uma sintonia afinada entre as partes envolvidas. Mas essa teoria a mídia não ensina. Só a prática leva à perfeição. E neste ponto, os jovens pecam pela ambição imediata.
O desejo pelo sucesso imediato faz com que muitos desenvolvam projetos pouco estruturados, em desarmonia com as metas da empresa. E quando mal gerenciados, levam a trabalhos desenvolvidos de modo superficial, que podem deixar clientes insatisfeitos.

Assim como aquele projeto inovador e relevante para o mercado ganha projeção rápido, um trabalho mal desenvolvido também pode ganhar proporções até maiores.

O jovem vê, atualmente, várias pessoas tornando-se famosas e conquistando o sucesso mais rapidamente do que antes. Isso deixa a cabeça dessa geração nervosa, pois ele também quer chegar ao topo rapidamente. E são tantos casos que parecem tão fáceis!

Sucessos momentâneos, como hits de verão ou humor barato, ficam famosos rapidamente, tanto quanto desaparecem da mesma maneira. Mas são esses exemplos que você quer seguir? Ser lembrado por um projeto passageiro ou conquistar a confiança de bons parceiros no mercado de trabalho e mostrar que sua capacidade não se restringe a poucos trabalhos simplórios?

Sejamos práticos e diretos, característica em evidência da Geração Y. Importa muito a forma como você vai ser reconhecido e pelo o quê. Essa é a diferença primordial entre ser um mero “hit de verão” ou um profissional de sucesso constante.

O verdadeiro sucesso, conquistado através de atitudes e negócios pertinentes para a sociedade e mercado de trabalho, surge com muito esforço, coragem e determinação. Só através de sacrifícios, seja pela ausência da família e amigos, ou por horas de sono trocadas por estudo e pesquisa, haverá o alcance das metas. E acreditem, não é rápido.

O preparo da maioria das pessoas que atingiram o tão sonhado sucesso sempre foi e sempre será muito grande. O “sucesso” instantâneo não chega a ser 1% dos casos de verdadeiros vencedores em que o jovem deve se espelhar. Então, sempre que pensar em ter êxito em sua carreira, naquilo que pode alcançar através dos seus esforços e na sensação de estar fazendo o seu melhor para atingir os resultados pretendidos, lembrem-se que existirão noites mal dormidas, problemas inesperados, contratempos por vezes insolucionáveis, muitos “nãos” a serem ouvidos, algumas perdas, enfim, muitos sacrifícios a serem enfrentados, mas a recompensa será maior que todos os pontos negativos, acredite.

Quase ninguém que atingiu o famigerado sucesso, conquistou-o colocando dois ou três ingredientes no micro-ondas, aguardou 30 segundos e pronto, voilà, eis o sucesso!

O segredo do sucesso, pessoal ou profissional, não tem receita pré-determinada. Não se trata, por exemplo, de um simples bolo de micro-ondas, rapidinho de ser preparado, que mata a fome e pronto.

O que compartilhamos são experiências que servirão como ponto de partida, mas o toque especial e o ingrediente secreto são seus. Pelos seus próprios passos, com dedicação, carinho e um pouco de paciência, seu bolo terá aquele gostinho especial.

Então, notou a diferença? Agora, analise do ponto de vista profissional. Você tem os ingredientes para a receita, então por que não manter o foco enquanto a prepara? O resultado poderá ser incrível.

Abaixo, preparamos uma lista com alguns pontos positivos e negativos na busca pelo sucesso.

O que todo jovem precisa saber antes de correr atrás dos seus verdadeiros objetivos no mercado de trabalho:

· Deve estar disposto a engolir muito sapo;
· Aprender atividades que detesta;
· Lidar com cobranças diárias;
· Abdicar de horas de sono;
· Estresse mental e físico;
· Manter a política da boa vizinhança mesmo quando está muito zangado;
· O lazer com amigos e namorados (as) será reduzido;
· Ler, estudar e pesquisar o tempo todo;
· Acreditar em si, principalmente quando o mundo parece te provar o contrário;
· Compreender as críticas como oportunidades e agradecê-las;
· Trocar boas experiências profissionais por alguns reais a mais;
· Investir mais em palestras e cursos;
· Ajudar os outros a atingirem seus sonhos;
· Ser reconhecido e respeitado pelo bom profissional que aprendeu a ser.

Os ingredientes estão ao seu alcance, agora é com você. Bom apetite!

*Bruno Perin, jovem empresário e reconhecido por ser evangelista da geração Y e idealizador do “Será que tá Certo?”, projeto com o intuito de promover e estimular atitudes empreendedoras mais conscientes e ousadas; e Caroline Padilha é assessora jurídica no “Será que tá Certo?”
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu comentário Indique para seu amigo Imprimir  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 

Não existem banners cadastrados.


Não existem banners cadastrados.

 
Home | Propaganda RS | Envie seu Conteúdo | Receba Newsletter | Anuncie | Contato
 
Propaganda RS © 2009-2010. Todos os direitos reservados.