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12/06/2013 - 14:30:00    
 
Como saber se seu conteúdo online está trazendo resultados
Por Vitória Schilling*
 

Marketing de conteúdo tornou-se uma forma muito popular de negócios se conectarem com seu público, aumentarem o conhecimento sobre a marca e até mesmo gerarem oportunidades de negócios. É a chance de se comunicar com o seu público-alvo, interessado no seu negócio, e mostrar que você tem algo relevante a dizer.
 
Sua marca ganha destaque entre os consumidores, que passam a acompanhar e replicar espontaneamente suas ações. Produzir conteúdo requer investimento e paciência. O retorno do investimento, ou ROI, não é tão fácil de ser mensurado e a base de visitantes e clientes leva tempo para ser construída, assim como resultados em conhecimento de marca. Por isso, antes de começar a produção de conteúdo, é necessário determinar qual objetivo se tem com cada ação da estratégia. Existem alguns resultados mais imediatos que se pode alcançar com o marketing de conteúdo, para verificar o sucesso de ações e entender em que você está acertando (ou não) na estratégia em curto prazo.
 
Para medir o sucesso do marketing de conteúdo, verifique:
- Opções curtir, comentários e compartilhamentos no Facebook
- Retweets e menções no Twitter
- Seguidores e fãs em Twitter e Facebook
- Compartilhamentos no LinkedIn
- Links em outros sites
- Visitas na página, como site ou blog (Os dados podem ser encontrados com o Google Analytics)
- Tempo médio na página (Quanto tempo o visitante passou em cada página do seu site mostra se ele está consumindo o conteúdo das páginas.)
- Visualização de página por visitante (Quantas páginas de seu site ou blog cada visitante visualiza? Isso mostra se ele está interessado em mais conteúdos que você oferece) É importante entender que os números verificados não dão o embasamento necessário
– o que se deve levar em conta são comparações e tendências. Compare, por exemplo, o número de opções curtir de uma postagem e outra no seu Facebook para ver o que funciona melhor.
 
Ou ainda, agregue dados, como os retweets de um mês comparado aos retweets do mês seguinte para perceber progresso. Ao verificar quais ações e tipos de conteúdo funcionam melhor, é mais fácil adaptar sua estratégia de conteúdo ao que os seus clientes em potencial procuram.
 
O conteúdo relevante e voltado para os objetivos do negócio traz consigo visitantes de mais relevância, que se tornam contatos qualificados que podem se transformar em novos clientes.
 
*Vitória Schilling é analista de Branded Content na Global AD, empresa de marketing digital com foco em performance. (www.globalad.com.br)
 
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