Siga o Propaganda RS no Twitter As principais notícias do mercado em seu navegador Adicione o PropagandaRS nos seus favoritos
Propaganda RS
Não existem banners cadastrados.

BUSCA NO SITE
NOTÍCIAS POR CATEGORIA
 
Envie conteúdo
Receba newsletter
Anuncie
Contato
Artigos
Espaço livre
 

Não existem banners cadastrados.

NOTÍCIAS - Artigos
12/05/2014 - 15:07:18    
 
A influência do fator tempo nos processos produtivos
Por Flávio Yukio Motonaga, do blog MME e da líbero+
 

“Time is money” - Benjamin Franklin. Hoje escolhi falar sobre o viés de tradução dessa frase, cujo conceito é exaustivamente aplicado na minha empresa. Fora o sentido pejorativo, quando associamos ao povo americano de uma cultura altamente capitalista, a bem verdade é que o sentido de “tempo é dinheiro” é absolutamente praticável e necessário nas empresas.

Vamos a um exemplo corriqueiro: se uma manutenção de site custa ao meu cliente R$100,00 e resolvemos essa demanda em meia hora, o valor real de R$100,00 num período de prazo relativamente curto é efetivamente superior a uma mesma demanda sobre o mesmo custo, que se leve, por exemplo, dez dias. Em outras palavras, R$100,00 para 30 minutos vale muito mais do que R$100,00 para 10 dias, subentendendo-se que nesses 10 dias a empresa terá custos de capital humano, energia elétrica, água, infraestrutura (consumindo o “tempo de vida” de equipamentos como computadores, servidores), entre outros.

Qualquer empresa que lide com produtos ou serviços em processos produtivos (creio que seja impossível uma empresa não ter nenhum nível de processo produtivo, mesmo que administrativo) deve se atentar à variável tempo x qualidade x custo, ou seja, o menor tempo, a maior qualidade, e o menor custo.

Qual o principal motivo de Steve Jobs ter escolhido Tim Cook como seu sucessor na Apple? Nas “entranhas” da empresa, que obviamente ninguém conhece, a não ser os próprios cabeças, Tim Cook e seus concorrentes devem ter passado por uma série de avaliações e análises para a escolha.

Jobs era aquele líder que tratava de todos os processos de desenvolvimentode seu produto “na unha”. O modelo “ditatorial” e centralizador de Steve acabou a partir do momento em que adoeceu. Um dos motivos da escolha por Cook se deu – e não é necessário ser um grande administrador para entender – pelo fato de ser o profissional com a maior visão de processo, ponta a ponta, do que era e é feito naApple.

O bom profissional de processos é aquele que tem a visão geral de toda acadeia de produção e é aquele que saberá dar a dinâmica de cada uma das partes. Quando citamos dinâmica, invariavelmente falamos da relação tempo x qualidade x custo.

Numa empresa que trabalha com etapas de produção, é fundamental que o profissional responsável pela gerência das demandas tenha uma visão 360o do que é feito. É essa pessoa que terá a sensibilidade e o controle do tempo para que o preço ofertado e acordado com o cliente se faça valer.

A partir daí, qual o real valor de R$100.000,00 para um projeto? Para a grande maioria das agências do mesmo segmento que a minha, esse valor soa bastanteatraente. Porém esse mesmo montante em um projeto que se resolve em dois meses é diferente daquele que se resolve em 12. Pensando assim e repetindo o esforço diário que faço, além de valorizar o produto na relação estabelecida (tempo x qualidade x custo) a decorrência imediata é um atendimento e resposta agilizados.

Em outras palavras, se a direção da empresa assume essa postura e impulsiona o processo a ser dessa maneira, automaticamente o cliente terá uma resposta rápida. E a “briga” está exatamente aí: fazer com que esse modelo se enraíze nos valores da empresa, para que não dependa de um hipotético Steve Jobs.

*Flávio Yukio Motonaga é sócio diretor da líbero+, agência especializada em web marketing, criação de sites, SEO e redes sociais. Flávio também dá dicas sobre empreendedorismo em seu blog: Minha Microempresa www.minhamicroempresa.com(MME).

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu comentário Indique para seu amigo Imprimir  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 

Não existem banners cadastrados.


Não existem banners cadastrados.

 
Home | Propaganda RS | Envie seu Conteúdo | Receba Newsletter | Anuncie | Contato
 
Propaganda RS © 2009-2010. Todos os direitos reservados.